1º RPGirls em Belo Horizonte

RPGirls2015

 

Ontem (domingo – 19/07/15) Belo Horizonte teve a honra de sediar o primeiro Quero Jogar RPGirls ou simplesmente RPGrils!!! E neste momento histórico, como não poderia deixar de ser, a Ethernalys RPG esteve presente para registrar este marco no nosso cenário de RPG.

Como o próprio nome diz, trata-se de um evento aberto de RPG, realizado na Escola Municipal Paulo Mentess (Av. Assis Chateubriand, 429 – Centro/Floresta), organizado por um grupo jogadoras e narradoras, com foco no público feminino, mas que para provar que o objetivo era a integração, também haviam mesas com vagas para os marmanjos.

Não é preciso nenhuma pesquisa cientifica ou acerto crítico em um teste de estatística para saber que as mesas de RPG Brasil afora são majoritariamente dominadas por homens, e que como relatos que pipocaram na net no inicio do ano (aos quais não vou me ater aqui) as meninas que curtem o hobby acabam enfrentando uma serie de dificuldades. Assim, foi grande alegria e expectativa quando vi o anúncio do RPGirls!

O primeiro fato a se destacar é fato de o evento visar integrar e não segregar homens e mulheres que curtem RPG, com uma proposta clara que visava acolher e incentivar meninas a participarem de um evento de RPG, onde todas as mesas seriam narradas por mulheres. Para isto haviam as mesas carinhosamente apelidadas de GirlPower, onde haviam vagas apenas para jogadoras, assim como também haviam as mesas mistas, onde homens também eram bem vindos, tudo com o objetivo de criar o melhor clima para apresentar o RPG algumas meninas que talvez se assustassem em um ambiente dominado por homens.

Outro ponto que achei muito interessante, é que, não apenas todas as mesas eram narradas por mulheres, mas pelo que pude perceber presencialmente, bem como na página do evento, toda a organização também ficou a cargo das meninas, que mandaram muito bem, ainda mais se tratando de uma primeira edição!

Fato curioso também foi a variedade de sistemas e cenários apresentados, indo do mainstream como D&D e Mundo das Trevas, a títulos pouco conhecidos por aqui como 13th Age (que a New Order Editora está tentando lançar por aqui), assim como Accursed (que o financiamento coletivo da Retropunk Publicações já foi bem sucedido e que ainda dá tempo de participar), também houve Dust Devils da Redbox Editora, Dungeon World da Secular Games (que muito me interessou e deve ser minha próxima aquisição), FATE Acelerado Solar Entretenimento (cuja mesa tinha incríveis 9 jogadoras!!! Provavelmente o record de maior número de jogadoras numa mesmas mesa) e o mais bem sucedido RPG nacional Tormenta publicado pela Jambô Editora. Isto apenas entre o que pude acompanhar no período da tarde, já que não pude comparecer no período da manhã.

13th Age

D&D – Forgotten Realms

Mundo das Trevas

Tormenta RPG

FATE Acelerado

Jpeg

Dungeon World

mesas2

Assim considero que o evento foi um sucesso, tanto de organização, como de publico! As RPGirls de Belo Horizonte estão de parabéns!!! E que venham outras edições e que os dados não parem e continuem a rolar por muito tempo.

Mais fotos podem ser conferidas na página da Ethernalys RPG no facebook, bem como na página própria página do RPGirls!!!

 

Por Fernando Xavier

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *